Diferença entre Pashmina e Echarpe

Por ser na maioria desconhecida na América do Sul, muitos confundem as Pashminas com as Echarpes, já que o nome foi vulgarmente usado para denominar qualquer tipo de tecido em medida retangular, e na verdade o que as diferenciam e as dão seus nomes corretamente, são o tipo do tecido, a maneira de como foi feito e sua origem. Veja as diferenças abaixo:

  • Pashmina

Produzida exclusivamente na Região da Caxemira, sua fabricação começa pelo tosqueio de pêlos de carneiro ou de cabras específicas que produzem uma fina lã chamada de cachemir, após isso, a lã é transformado em fios por roca, tecido e dependendo do modelo, tingido com pigmentos naturais e bordado à mão. Seu formato é retangular e pode variar entre tamanhos médio ou grande. Sua grande característica está em sua leveza e maciez com destaque para seu acabamento sem franjas

tear-pashmina

Artesão Kashmiri em tear manual

As Pashminas Premium são confeccionadas com o tecido Cashmere (cachemir). Os pêlos das cabras tem espessura próxima ao cabelo humano, podendo assim ser usado em estações bem quentes já que pode ser considerado um tipo de lã fria. Um detalhe importante é que não possui franjas e nem acabamento nas extremidades, pois compromete seu caimento.

pashmina-anel

No Oriente, uma Pashmina costuma ser usada no deserto para proteger a pele e não esquentar demais, ou no inverno, pois quanto mais fina mais versatilidade em seu uso.

Homem-pashmina-cabeca

Por ser feita a partir de cabras específicas que vivem na região da Caxemira próximo a cadeia de montanhas do Himalaia, ter uma produção limitada e demorada, já que o processo é todo manual, seu custo é sempre superior ao da Echarpe. Sua produção é indiana, mais especificamente na Caxemira.

 

Seu nome “Pashmina” dado pelo povo Persa, originário da região, significa “Lã de Ouro”, pois era usada na antiguidade somente por nobres orientais e ocidentais. Mesmo hoje é um item de extrema valia na indústria têxtil mundial e é bem conhecida e usada pelos povos orientais e europeus.

Artesaos-bordado-pashmina

Artesãos bordando Pashmina em meados do século XIX

  • Echarpe 

Pode ser feita à mão ou tear mecanizado padrão, utilizando fibras como Seda, lã de carneiro, crepe, algodão ou sintéticos (poliéster e viscose)  e seu preço pode variar de acordo com  material utilizado e trabalhos de bordado ou aplicações que possa conter. Seu formato é retangular e pode variar em espessura. Dependendo do tecido pode conter franjas nas pontas.

kashmiri-echarpe-azul

Echarpe de Lã Merino feito à mão com bordado em Seda (My Pashmina)

Beijos ;*

 

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *