Como lavar roupas e acessórios de Lã

 Tecidos delicados que geralmente são finos e feitos de fibras naturais como as Pashminas de Lã, merecem atenção ao modo de uso e lavagem para evitar deformações e redução de seu tempo de vida útil. E para saber como deixar suas peças delicadas limpinhas e sem surpresas desagradáveis, mostramos um passo a passo de como lavar suas roupas de lã e pashminas preferidas:

1. Encha uma bacia de água fria de modo que o tecido possa ser completamente imerso e coloque sabão para roupas delicadas seguindo a indicação de quantidade do fabricante.Nota: Sabão para roupas delicadas são muito importantes neste processo, pois são menos agressivos e geralmente contém aditivos específicos para que a roupa dure mais.

2. Mergulhe a peça sem esfregar mexendo de uma lado para outro e depois deixe de molho por até 5 minutos. Se houver manchas, esfregar com extrema delicadeza para não romper irreversivelmente as fibras.

3. Enxágue trocando a água com sabão por limpa sem torcer, somente apertando (como uma bola) levemente até que o sabão saia completamente da peça.

Nota:Nunca torça um tecido delicado, pois há possibilidade de ficar deformado e com danos irreversíveis. Uma dica muito boa é retirar o excesso de água envolvendo o tecido em uma toalha apertando levemente.

4. Estenda na horizontal uma toalha e por cima sua roupa ou pashmina, tomando o cuidado para não esticá – la demais, pois a peça molhada fica mais exposta à deformações.

5. Por fim, com a peça totalmente seca, passe com a temperatura lã tomando cuidado para não passar desta temperatura pois as fibras podem queimar.

6. Armazene dobrado e de preferência em sacos de TNT ou algodão para que a peça possa respirar, evitando manchas amareladas ou mofo.         Evite pendurar suas peças de lã, pois podem ficar deformadas, principalmente as de tecidos mais finos como as pashminas, cardigans,                 suéters, etc.

Dicas importantes:

  • Esteja sempre com as unhas lixadas e cutículas hidratadas para evitar repuxões nos tecidos.
  • As lãs são propensas naturalmente ao pilling (bolinhas), e para evitar este problema tão cedo evite excesso de atrito. E para resolver este problema quando já instalado, lavanderias especializadas são indicadas.
  • Nunca lave suas roupas ou pashminas de lã na máquina de lavar, mesmo com saco para roupas delicadas, pois mesmo assim o processo de lavagem é muito agressivo para este tipo de tecido.
  • Siga rigorosamente as instruções da etiqueta de lavagem.

Com todos estes cuidados, suas peças estarão como novas por muito mais tempo acompanhando seus looks preferidos por anos!

Beijinhos 😉

Comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *